Seguidores

Dani e JV

Minha foto
Danielle Davegna
35 anos, carioca e mãe do João Victor (11 anos e autista)
Ver meu perfil completo

Contadores

terça-feira

A Tríade Autista

  • DESVIOS DA COMUNICAÇÃO:

Dificuldade em utilizar com sentido todos os aspectos da comunicação verbal e não verbal (gestos, expressões faciais, linguagem corporal, ritmo e modulação na linguagem verbal.)

Portanto, dentro da variação na severidade do autismo, poderemos encontrar uma criança sem linguagem verbal e com dificuldades na comunicação por qualquer outra via - isto inclui ausência de uso de gestos ou um uso muito precário dos mesmos; ausência de expressão facial ou expressão facial incompreensível. Como podemos, encontrar crianças que apresentam linguagem verbal, porém esta é repetitiva e não comunicativa.

Muitas das crianças que apresentam linguagem verbal repetem simplesmente o que lhes foi dito. ( Conhecido com ecolalia imediata) Outras crianças repetem frases ouvidas há horas, ou até mesmo dias antes (ecolalia tardia).

É comum que crianças com autismo e inteligência normal repitam frases ouvidas anteriormente e de forma perfeitamente adequada ao contexto, embora, geralmente nestes casos, o tom de voz soe estrando e pedante. Exemplos de comportamento:

  • não sabe pedir o que quer;
  • não aponta;
  • tem sempre a mesma expressão facial;
  • usa a mão da outra pessoas como um instrumento;
  • empurra a outra pessoa e olha o que quer;
  • não sabe como abordar uma outra criança;
  • grita muito;
  • chora sem razão aparente;
  • não atende quando é chamada;
  • não entende o que você diz;
  • parece não escutar;
  • não sabe fazer perguntas;
  • não responde;
  • não compreende o “não”;
  • quando faz perguntas , não entende a resposta e repete a pergunta muitas vezes;
  • não entende quando você briga com ela , não entende as palavras, nem os gestos , nem a expressão do seu rosto;
  • tem “crises de birra”;
  • começa um assunto pelo meio;
  • só fala sobre o assunto que interessa a ela.


  • DESVIOS DA SOCIABILIZAÇÃO:

Significa a dificuldade em relacionar-se com os outros, (a incapacidade de compartilhar sentimentos, gostos e emoções e a dificuldade na discriminação entre diferentes pessoas).

Muitas vezes a criança que tem autismo aparenta ser muito afetiva, por aproximar-se das pessoas abraçando-as e mexendo, por exemplo, em seu cabelo ou mesmo beijando-as quando na verdade ela adota esta postura...

..sem diferenciar pessoas, lugares ou momentos. Esta aproximação usualmente segue um padrão repetitivo e não contém nenhum tipo de troca ou compartilhamento.

A dificuldade de sociabilização, que faz com que a pessoa que tem autismo tenha uma pobre consciência da outra pessoa, é responsável, em muitos casos, pela falta ou diminuição da capacidade de imitar, que é uns dos pré-requisitos cruciais para o aprendizado, e também pela dificuldade de se colocar no lugar de outro e de compreender os fatos a partir da perspectiva do outro

Pesquisas mostraram que mesmo nos primeiros dias de vida um bebê típico prefere olhar para rostos do que para objetos. Através das informações obtidas pela observação do rosto dos pais, o bebê aprende e encontra motivação para aprender. Já o bebê com autismo dirige sua atenção indistintamente para pessoas e para objetos, e sua falha em perceber pessoas faz com que perca oportunidades de aprendizado, refletindo em um atraso do desenvolvimento. Exemplos de comportamento:

  • não dá tchau;
  • não olha nos olhos;
  • não olha o que você olha;
  • “avança” para os objetos ( ou comida ) das outras pessoas;
  • abraça e beija pessoas estranhas;
  • não atende quando é chamada;
  • busca interesses só dela;
  • não brinca com outra criança;
  • só fala quando é de seu interesse;
  • só fala sobre os assuntos que prefere;
  • repete este assunto sem parar;
  • não pergunta sobre a outra pessoa;
  • sua fala tem uma entonação diferente , monótona;
  • não sabe o que deve fazer numa situação nova , tem “crises nervosas”;
  • não sabe o que você pensa;
  • não percebe se você está triste, zangado ou feliz;
  • não demonstra as emoções como as outras pessoas;
  • não percebe ironia na voz ou no rosto das pessoas.


  • DESVIOS DA IMAGINAÇÃO:

Se caracteriza por rigidez e inflexibilidade e se estende às várias áreas do pensamento... linguagem e comportamento da pessoa.

Isto pode ser exemplificado por comportamentos obsessivos e ritualísticos, compreensão literal da linguagem, falta de aceitação das mudanças e dificuldades em processos criativos.

Esta dificuldade pode ser percebida por uma forma de brincar desprovida de criatividade e pela exploração peculiar de objetos e brinquedos. Uma criança que tem autismo pode passar horas a fio explorando a textura de um brinquedo. Em crianças que têm autismo e têm inteligência preservada, pode-se perceber a fixação em determinados assuntos. Exemplos de comportamento:

  • não sabe para que servem os brinquedos , quebra ou atira longe;

  • prefere objetos que girem, tenham luzes ou façam barulho;
  • fixa-se em detalhes dos objetos ou brinquedos;
  • não brinca com as outras crianças;
  • prefere brincadeiras que envolvam o próprio corpo : cócegas , esconder, “pegar”;
  • prefere fazer sempre as mesmas coisas , da mesma forma , ir pelo mesmo caminho , sentar no mesmo lugar .

Observação: A criança não precisa apresentar todas as dificuldades citadas acima para ser autista. Foram citados alguns exemplos das dificuldades encontradas. O grau da dificuldade também varia muito.

0 comentários: